Shang Chi: O Bruce Lee da Marvel

Os anos 70 foram marcados pelo crescente interesse mundial pelas artes marciais chinesas, os filmes de Kung Fu, em sua grande maioria protagonizados pelo venerável mestre de Jeet Kune Do, Bruce Lee, estavam em ascensão. As salas de cinema vibravam com cada golpe desferido pelo ator, que por sua vez ficou mundialmente conhecido e atualmente é tido como o grande responsável pela divulgação dos estilos marciais chineses aqui no ocidente. A fama de Lee era tão grande que diversos personagens foram criados em sua homenagem no mundo dos videogames e nas histórias em quadrinhos.

A gigante editora norte-americana, Marvel Comics, vendo a proporção do sucesso que o Kung Fu estava alcançando, não perdeu tempo e saiu logo em busca dos direitos autorais para criar um personagem versado nas artes marciais milenares chinesas. Logo em 1972 a editora já possuía os direitos das histórias e os personagens relacionados ao Dr. Fu Manchu, um vilão criado pelo romancista inglês Sax Rohmer. Daí então surgiu todo o universo de quadrinhos do Grande Mestre Shang-Chi.

fonte: cinepop

Nascido na província de Hu’nan na China, Shang-Chi é um jovem rapaz que passou boa parte da sua vida treinando e aperfeiçoando-se nas artes marciais pelo gosto e desejo de seu pai, o Dr. Fu Manchu. Sua rotina de treinamento intensa somada ao fato de não ter conhecido a sua mãe, proporcionou a ele uma infância muito solitária. 

É interessante notar que Chi, diferente da maioria dos outros Super-Heróis da Marvel não mora nos Estados Unidos, o personagem apesar de viajar muito, tem residência fixa em uma pequena vila pesqueira chamada Yang Yin, na China.

Fonte: hqrock

Shang Chi é considerado o mais habilidoso dos lutadores dentro do Universo Marvel, ao lado de seu parceiro (e também Kung Fuista) Punho de Ferro. Os dois, inclusive, já saíram na mão algumas vezes, contudo todos os confrontos acabaram empatados.

Dentre as habilidades mais notáveis do personagem, podemos citar sua incrível velocidade de reação, demonstrada em episódios em que Shang-Chi, sem nenhum tipo de auxílio externo, desvia e deflete projeteis de armas de fogo usando apenas sua agilidade e as suas braçadeiras. Além disso o herói também pode inibir seus receptores nervosos para não sentir dor durantes as batalhas, diminuir seu fluxo sanguíneo para que substâncias toxicas não o prejudiquem de imediato e até mesmo manipular a concentração de plaquetas no seu sangue para agilizar o seu processo de coagulação, fazendo assim com que ele não perca muito sangue quando ferido.

Poderemos conhecer um pouco mais sobre Shang-Chi e suas habilidades em setembro de 2021, data em que seu filme “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” estreará nos cinemas.

Não esqueça de visitar o nosso Canal do Youtube